| Peixes capiturados ilegalmente são apreendidos em Várzea Grande.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente apreendeu 150 quilos de pescado, retirado de forma ilegal dos rios durante o período de piracema,
O suspeito abordado pela equipe de fiscais foi conduzido para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente.
O pescado estava sendo transportado no porta-malas de um veículo na região do Valo Verde, em Várzea Grande.
O suspeito, detido em flagrante, vai ser autuado por transporte de peixe ilegal durante o período de piracema, teve o veículo apreendido, e sofrerá multa administrativa.
Os peixes das espécies jauru, pintado e cachara, apresentam marcas de rede de pesca, um tipo de predatória proibida que possibilita a retirada de uma grande quantidade de peixes de uma só vez.
O pescado apreendido será periciado pela Dema, e se estiver em condições sanitárias adequadas, será destinado para instituições filantrópicas cadastradas.
O período de defeso da piracema proíbe a pesca amadora e profissional até o dia 31 de janeiro de 2021.
Neste período é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a subsistência
Você pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema, no 0800-65-3838 ou via WhatsApp no (65) 99281- 4144.