| Paulo Araújo apresenta projeto que obriga a realização de exame sorológico em gestantes na rede pública de saúde.mp3 |
O deputado Paulo Araújo, do PP, apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que inclui o exame sorológico de pré-natal nos serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde da rede pública estadual.
De acordo com o parlamentar, o exame deverá ser disponibilizado no período do pré-natal. “Com o exame sorológico no pré-natal, é possível detectar se existe a presença de vírus no sangue em mulheres grávidas podendo evitar a transmissão para o bebê de vírus como o da Aids e da hepatite”, explicou Araújo.
Segundo o parlamentar, esse tipo de exame está disponível em hospitais e clínicas particulares e pode custar de 350 a 500 reais, que é um valor muito alto para a maioria das mato-grossenses.
Na justificativa, o deputado explica que a obrigatoriedade nesse exame seria para as grávidas com histórico clínico que indique possibilidade de contaminação, com usuárias de drogas; com múltiplos parceiros; com histórico de doenças sexualmente transmissível e com histórico de transfusão de sangue.
“No caso do exame sorológico, a possibilidade de contagio do bebê varia para cada um dos vírus, por isso, é importante que a mãe saiba se está contaminada ou não para iniciar de imediato algum tipo de tratamento. A vacina de hepatite B, por exemplo, pode ser aplicada assim que o bebê nasce”, concluiu Paulo Araújo.