Passeio ciclístico entre Cuiabá e Chapada alerta para a prevenção do câncer de mama

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Um passeio ciclístico entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães foi realizado no último fim de semana, em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização de prevenção ao câncer de mama.

A equipe amadora de ciclismo de Mato Grosso Complexx Cycling Team saiu às cinco horas da manhã de sábado de Cuiabá, e realizou paradas estratégicas na Salgadeira, no CINDACTA, Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, entre outros pontos, percorrendo um trajeto de 68 quilômetros.

Uma das patrocinadoras do evento, a Clínica Oncolog é parceira no passeio ciclístico. Além de ser responsável pelo novo uniforme de competição da equipe, a empresa doará garrafas de água alusivas ao mês de prevenção ao Câncer de Mama.

A Complexx Cycling Team, formada há mais de cinco anos, é composta por 24 ciclistas que participam de competições estaduais, nacionais e Pan Americanas, levando o nome do esporte mato-grossense para toda a América. Os ciclistas da equipe treinam todos os dias.

O Inca, Instituto Nacional do Câncer, recomenda atividades saudáveis como caminhar ou ir de bicicleta ao trabalho para ajudar na prevenção ao câncer. Trinta minutos diários de exercícios já fazem a diferença. Estima-se que 12% das mortes de câncer de mama poderiam ser evitadas com hábitos saudáveis.

“A atividade física e uma alimentação balanceada equilibra os níveis de hormônios, ajuda na manutenção do peso corporal e, principalmente, fortalece as defesas do corpo”, explica o oncologista André Crepaldi.

O Outubro Rosa é a campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, que acontece em todo o mundo neste mês.

A iniciativa é fundamental, já que somente no Brasil serão mais de 66 mil novos casos da doença apenas em 2020, de acordo com o INCA.

O número de mortes pela doença pode chegar a quase 18 mil mulheres e 190 homens, porque o câncer de mama também afeta o público masculino.

A campanha estimula, principalmente, as mulheres a buscarem unidades de saúde para fazerem exames preventivos, especialmente a mamografia.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.