A partir de agosto começam a valer as novas regras para comprovação de vida junto ao INSS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A partir do dia três de agosto de 2020, começam a valer as novas regras para a prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social.  

Agora, a comprovação de vida deverá ser feita anualmente, no mês de aniversário do beneficiário. Além disso, ela é condição necessária para que a aposentadoria, pensão ou reparação econômica continue sendo paga pelo INSS.

A prova de vida deve ser feita presencialmente. Por isso, o beneficiário deve comparecer à agência bancária onde recebe o pagamento para realizar o procedimento.

Segundo o INSS, também é possível comprovar a vida através de sistema biométrico ou aplicativo móvel, caso essas tecnologias estejam disponíveis.

Para os casos em que o beneficiário não possa realizar a prova de vida, atualmente é possível que ele envie um representante legal ou voluntário para realizar o procedimento.

O aposentado ou pensionista que não comprovar sua vida no mês do seu aniversário terá o pagamento do benefício suspenso. Mas o pagamento será restabelecido logo após a prova de vida.

Então, fique atento e não perca o prazo!

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.