Parlamentares de Mato Grosso lideram as articulações para garantir a prorrogação de mandatos para prefeitos e vereadores.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O deputado federal Valtenir Pereira, do MDB de Mato Grosso, é um ferrenho defensor da Proposta de Emenda à Constituição, PEC 56, que prevê a unificação das eleições para todos os cargos no Brasil em 2022.
Segundo o deputado, cada eleição custa aos cofres públicos cerca de três bilhões de reais.
“Com esse dinheiro podemos fazer mais de três mil Postos de Saúde da Família em todo Brasil e mais de mil e 500 creches”, argumentou o emedebista.
Valtenir é o relator da PEC, que atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
Caso a PEC seja aprovada, os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores seriam prorrogados por mais dois anos.
Outro mato-grossense defensor da mudança das eleições do ano que vem é o senador Wellington Fagundes.
Fagundes já pediu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do DEM do Amapá, que a casa de leis aprecie a proposta que prorroga o mandato dos atuais vereadores e prefeitos em regime de urgência urgentíssima, após o texto passar pela Câmara dos Deputados.
A PEC em apreciação na Câmara dos deputados, estabelece a coincidência geral das eleições para todos os cargos, aumenta de oito para 10 anos o mandato de senador, e cria o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, além de acabar com a reeleição para os cargos do Poder Executivo.
Já o presidente da União de Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, acredita que a proposta, tanto na Câmara, quando no Senado, não encontrará dificuldades de aprovação.