Parceria entre Assembleia Social e CVV fortalece as ações de prevenção ao suicídio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Sapicuá Rádio News – Voz: Maíra Matos

Texto do áudio:
Como forma de apoiar as ações do Setembro Amarelo promovidas pelo CVV, Centro de Valorização da Vida, a Assembleia Social repassou, para a organização em Cuiabá, 500 exemplares de cartilhas sobre a prevenção do suicídio.

Pela parceria, o CVV repassou o conteúdo e o braço social da Assembleia Legislativa fez a impressão do material.

A Organização Mundial da Saúde aponta que há um suicídio no mundo a cada 40 segundos. Mais que isso, a cada dois segundos alguém pensa em tirar a própria vida, a chamada ideação suicida.

No Brasil, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de carro.

Falar sobre suicídio é tabu na sociedade, pois há um entendimento de que pode incentivar novos casos.

No entanto, a orientação é conversar abertamente sobre prevenção, sobre formas de identificar a pessoa em sofrimento e oferecer ajuda e atendimento profissional, sobre acolhimento.

 “Precisamos falar sobre suicídio, mas de forma preventiva, amorosa, estendendo a mão a quem precisa, contribuindo para que aquela pessoa encontre significado em sua vida”, ressaltou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

O CVV é uma associação nacional filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973, e mantida apenas por doações, pois não recebe recursos públicos.

Os voluntários são treinados para acolher chamados de pessoas em sofrimento emocional e psicológico, com a finalidade de ouvir, acalmar e orientar as medidas cabíveis. Quem precisar de ouvidos atentos, ligue 188.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.