Para coibir fraudes na formação de condutores, autoescolas terão que implantar sistema de telemetria.mp3 |
Da redação - Jurandir Antônio
Começa na próxima segunda-feira, oito de julho, o prazo para que os Centros de Formação de Condutores de veículos implantem o sistema de telemetria.
A novidade vai permitir o controle e registro das aulas práticas de direção veicular para a formação de condutores a partir de câmeras de monitoramento e localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas.
A portaria estabelecendo o cronograma para a implantação do sistema foi publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito, Detran Mato Grosso, no Diário Oficial do Estado.
A implantação do sistema de telemetria começa pelos Centros de Formação de Condutores Veículos de Cuiabá e Várzea Grande, com prazo de 45 dias para a implantação.
Em 29 de julho, começa o prazo para autoescolas implantarem do sistema de telemetria nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Confresa, Diamantino, Juara, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra, entre outros.
A partir de 19 de agosto, os Centros de Formação de Condutores dos demais municípios deverão implantar o sistema.
A expectativa do Detran é de que todas as autoescolas em Mato Grosso estejam utilizando a telemetria até outubro deste ano.
De acordo com o diretor de Habilitação do Detran, Alessandro de Andrade, é o combate às fraudes no processo de formação de condutores, assegurando que a carga horária de aulas seja realmente ministrada e garantindo a avaliação do conteúdo pedagógico de cada aula e da autoescola.
Voz: Vinícius Antônio