| Para aumentar o isolamento social, Cuiabá decreta rodízio de carros, antecipa toque de recolher e limita acesso a bancos e supermercados.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do MDB, baixou um novo decreto com medidas para conter o avanço do coronavírus na capital.
Durante live em seu perfil no Facebook, o gestor determinou nesta quinta-feira, rodízio de veículos na capital e de atendimento presencial em atividades econômicas.
O novo decreto antecipa o toque de recolher, que a partir desta sexta-feira começa as oito horas da noite às cinco horas da manhã do dia seguinte, e vai vigorar até o próximo dia 20.
Neste período de proibição só poderão circular nas os profissionais que atuam em serviços essenciais, ou pessoas que estiverem se deslocando entre residências e aeroporto ou rodoviária.
Também entre os dias seis e 20 de julho está decretado o rodízio de veículos na capital.
Segunda, quarta e sexta serão liberados apenas os veículos com final de placa com final par - 0, 2, 4, 6 e 8.
Na terça, quinta e sábado somente carros e motos com placas ímpares, sendo 1, 3, 5, 7 e 9.
O domingo está liberado para circulação de todos veículos respeitando a quarentena obrigatória determinada pelo poder Judiciário.
Durante os dias de rodízio, os motoristas de táxis e aplicativos terão circulação livre. A mesma liberação chega as funerárias, delivery e ônibus.
Também foi anunciado que os servidores do município terão obrigatoriamente que adotar o teletrabalho, sendo que o Estado e União ficam aconselhados a tomar a mesma medida.
Os mercados, casas lotéricas, bancos e distribuidoras terão que cumprir rodízio no atendimento de pessoas de acordo com o final do CPF de cada cliente.
Nos dias de segunda, quarta e sexta os finais de 0 a 4 podem ser atendidos. Já terça, quinta e sábado o atendimento será entre 5 e 9.
Todos os estabelecimentos terão que disponibilizar 100% dos caixas para atender os clientes.
Nestes locais, a primeira hora de funcionamento terá que ser destinada exclusivamente ao atendimento de idosos e pessoas do grupo de risco.
Está mantido o fechamento dos shoppings centers. O transporte coletivo funcionará com toda frota nas ruas. Todos passageiros terão que estarem sentados e usando máscaras e álcool em gel.
Emanuel Pinheiro disse ainda que as escolas seguem com aulas suspensas na rede pública e privada.
Os serviços de entrega por delivery só poderão funcionar até a meia noite.