Pandemia faz crescer o consumo de energia elétrica nas residências de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Usar a energia de forma adequada traz benefícios não apenas para o bolso do consumidor como também evita o desperdício dos recursos naturais do meio ambiente.

 

Com as medidas de isolamento social, muitas famílias permanecem em casa a maior parte do tempo, por isso é importante ficar atento ao uso de equipamentos elétricos no dia a dia para evitar gastos em excesso ao longo do mês.

 

Em 2020, o Grupo Energisa registrou um aumento no consumo residencial de 7,1%, se comparado com o ano anterior. Esta foi a maior alta registrada pela concessionária nos últimos seis anos.  

 

Muitas vezes, só de adotar hábitos conscientes de consumo e estabelecer uma rotina mais organizada, já é possível economizar energia elétrica.

 

Evitar o abre e fecha da geladeira, priorizar iluminação natural e desligar o monitor do computador quando não estiver em uso são algumas dicas.  

 

Edvaldo Belisário dos Santos, presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Mato Grosso, alerta para um outro fator, que é a utilização de equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia.

 

“Às vezes compra-se um modelo por ser mais barato, mas no longo prazo, o consumidor acaba gastando mais com a energia consumida por ele. O indicado é priorizar opções mais eficientes com certificação do PROCEL, que é o Selo de Economia de Energia”, explica Belisário.  

  

De acordo com dados de consumo divulgados pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, em 2019, a média de consumo de energia na residência de um mato-grossense é 40% maior que do restante dos brasileiros.

 

Isso acontece por causa das altas temperaturas do estado.  

 

Acessando o site sapicuá.com.br, você encontra algumas dicas valiosas para economizar energia elétrica.

 

DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA

 

É importante que o consumidor redobre a atenção no uso da energia elétrica e separamos algumas dicas valiosas quando o assunto é economizar energia elétrica.    

 

· Aparelhos em stand-by: é mais econômico desligar aparelhos direto nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto. Em geral, luzes indicativas acesas significam desperdício de energia.    

· Celular e computador: carregue somente quando realmente estiver com pouca carga e tire da tomada quando chegar a 100%. Depois que terminar, tire também o carregador da tomada, para evitar fuga de energia. No caso do computador também vale desligar o monitor durante os intervalos, pois essa é a parte do aparelho que mais consome energia.  

· Ar-condicionado: os filtros devem ser lavados no mínimo uma vez por semana. Portas e janelas devem estar sempre fechadas quando o ar estiver ligado. Se possível, priorize a posição de 23ºC.    

· Ventiladores: ideal que permaneçam ligados apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, só serve para desperdiçar energia.    

· Geladeiras e freezers: devem ficar, preferencialmente, o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições, para o ar frio não escapar. As prateleiras devem ficar sem forros e é necessário evitar o abre e fecha.   

· Iluminação: quanto mais luz natural, melhor. Lâmpadas fluorescentes ou LED são as mais econômicas.   

· Chuveiro: priorize a posição “Verão” e tome banhos curtos, de até cinco minutos.         

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.