| 0000Ormond lança álbum que reforça o laço cultural entre Mato Grosso e São Paulo.mp3 |
Foto:Divulgação
Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina
O cantor João Ormond, lançou, no último fim de semana, em todas as plataformas de músicas, o mais recente trabalho, denominado “Tietê - Rio dos Sonhos”, fruto da gravação de um audiovisual inédito, com o mesmo nome, que foi realizada com apoio do Programa de Apoio à Cultura do Governo de São Paulo.
O trabalho representa uma costura histórica e emocionante que nos leva através das águas do Rio Tietê, até o Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. O rio que nasce na serra do mar, e ao contrário dos outros rios, adentra-se no interior do estado, percorre quilômetros até se encontrar com o rio Paraná e retornar para o mar, por isso é chamado de rio do contrário.
Considerado como responsável pela chegada dos bandeirantes ao sertão brasileiro, o rio é cantado de uma forma lúdica, poética, mas ao mesmo tempo chama atenção para a triste situação da degradação, contaminação por poluentes e esgotos.
Ormond como mato-grossense e morador de São Paulo, quis contar e cantar esse histórico laço afetivo entre Mato Grosso e São Paulo, reforçando, valorizando a manutenção, a sustentabilidade das identidades culturais e ambientais, que são de suma importância para a vida social dessas regiões, o Centro Oeste e o Sudeste.
O álbum é composto por 10 músicas inéditas, com velhos e novos parceiros como: Paulo Simões, Divino Arbués, Pescuma Morais, Chico Lobo, Clemente Manoel, Zé Geraldo, Amauri Falabella e Mílton Bezerra.
É de se emocionar do começo ao fim pelos lindos versos e poesias em forma de canção.
Trecho da música Rio de Sonhos
Para 2022, João Ormond além de voltar aos palcos, circulando com os seus shows Brasil afora, já trabalha em outros projetos musicais como a gravação de um novo single e clipe com João Carreiro e outro com Zé Geraldo.
João Ormond, conhecido como “o violeiro do Pantanal”, nasceu no município mato-grossense de Alto Paraguai. Ele é cantor, compositor, pesquisador e historiador formado pela UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.