Orientados pelo Senar/MT produtores turbinam produção e vendem mais de um milhão de ovos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ascom Famato

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A avicultura comercial vem ganhando espaço e força em Chapada dos Guimarães.

Em menos de um ano, produtores da região deixaram para trás o modelo de produção informal e passaram a investir em práticas mais organizadas e produtivas.

A mudança foi impulsionada com a chegada da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, em parceria com o Sindicato Rural do município.

A frente de avicultura foi implantada em julho de 2024 e já apresenta resultados expressivos.

Desde o início do trabalho técnico, os produtores ampliaram seus plantéis, melhoraram a estrutura das criações e passaram a enxergar a atividade como uma verdadeira fonte de renda.

Juntos, os atendidos já somam mais de um milhão de ovos comercializados e mais de três mil frangos vendidos.

Além de orientações técnicas sobre manejo, sanidade e alimentação das aves, o programa também foca na gestão da propriedade rural.

Isso permite que o produtor tenha maior controle sobre os custos e resultados da atividade, facilitando o planejamento e a tomada de decisões.

O trabalho desenvolvido foi tema do II Encontro de Produtores de Avicultura, realizado na última semana, em Chapada dos Guimarães.

O evento reuniu cerca de 60 produtores da região, sendo que 26 deles são atendidos pelo Senar Mato Grosso dentro da Assistência Técnica e Gerencial em Avicultura.

De acordo com o supervisor do Senar, Túlio Marçal, o encontro teve como foco principal incentivar a troca de experiências entre os participantes e fortalecer a atividade na região.