| Orientação para a prevenção de incêndios na zona rural de MT estão disponíveis no site da Sema.mp3 |
Vinícius Antônio
O Comitê Estadual de Gestão do Fogo divulgou nota técnica orientativa para os produtores rurais de Mato Grosso.
O documento está disponível no site da Sema e propõe as estruturas mínimas que devem ser mantidas para evitar o alastramento do fogo.
O documento prevê que devem ser criados no mínimo seis sistemas: de vigilância, de acesso, de compartimentação por talhões, de mananciais, de apoio a combate a incêndio florestal e de proteção de áreas edificadas.
De acordo com dados do Inpe, Instituto de Pesquisas Espaciais, até 31 de julho, Mato Grosso somava nove mil 176 focos de calor.
Devido à baixa média histórica de chuvas, o Estado definiu o período proibitivo de uso do fogo na zona rural entre primeiro de julho a 30 de setembro, podendo ser prorrogado.
A decisão também levou em consideração os riscos que a poluição do ar traz à saúde humana, especialmente em um momento que o mundo enfrenta uma pandemia de uma síndrome respiratória, a Covid-19.
As queimadas em zona rural podem ser denunciadas no 0800 647 7363, já na zona urbana, em que as queimadas são proibidas durante todo ano, as queixas podem ser registradas nas prefeituras.
O acionamento do Corpo de Bombeiros Militar é feito pelo 193.