| Órgãos públicos fecham, mas comercio poderá abrir no feriadão da padroeira do Brasil.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Na próxima segunda-feira, 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, e por isso alguns serviços não terão atendimento ao público.
Porém, no mesmo dia é comemorado também o Dia das Crianças e de olho nas vendas os shoppings e o comércio de rua estão autorizados a abrir nos horários estabelecidos pelos decretos municipais.
A CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, explica que as empresas que optarem pelo funcionamento no feriado de 12 de outubro devem seguir corretamente as regras dos decretos e o que está previsto na Convenção Coletiva do Trabalho.
"Será importante continuar mantendo as medidas de biossegurança e os horários de atendimento previstos nos decretos municipais, inclusive estamos tentando junto a prefeitura uma ampliação do horário de atendimento para o comércio de rua”, disse o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
De acordo com Granja, a expectativa de vendas para o dia das crianças é um aumento na casa dos 3%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
"Muita gente, como é costume do brasileiro, deixa para comprar o presente em cima da hora ou até mesmo no dia da comemoração, portanto, a expectativa é boa e o esperado é que as lojas optem por abrir as portas”, avaliou o superintendente da CDL.
No dia 12 de outubro não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão.
As agências bancárias também fecham as portas no feriado da padroeira do Brasil.