OPORTUNIDADE. Mutirão para renegociar dívidas com bancos começa no dia 1º de novembro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

Os bancos de todo o país vão realizar, a partir de 1º de novembro, mais uma edição do mutirão para renegociar dívidas e ajudar o brasileiro a regularizar pendências com instituições financeiras. 

A ação é promovida pela Febraban, Federação Brasileira de Bancos, em parceria com o Banco Central, a Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, e os Procons estaduais. 

No Mutirão de Negociação e Orientação Financeira será possível renegociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades.

Cada banco poderá oferecer condições especiais, como parcelamentos facilitados, descontos no valor total e redução de juros, dependendo da política interna da instituição.

De acordo com a Febraban, a iniciativa, que acontece desde 2019, virou tradição.

Na última edição, realizada em março, mais de um milhão e 400 mil contratos foram repactuados.

Este ano, mais de 160 instituições financeiras vão participar da ação, além de órgãos públicos e entidades de defesa do consumidor. 

Durante o mutirão, será possível negociar diferentes tipos de dívidas bancárias, desde que não tenham bens dados em garantia, como imóveis ou veículos, e não estejam prescritas.  

O objetivo é oferecer uma nova oportunidade para quem enfrenta dificuldades financeiras reorganizar as contas e evitar o superendividamento.

As negociações podem ser feitas de forma digital, diretamente nos canais oficiais das instituições financeiras, ou presencialmente nos Procons que aderiram ao mutirão.

Também é possível participar por meio do portal consumidor.gov.br, que exige uma conta prata ou ouro para acesso. 

No site do Mutirão da Febraban, será possível consultar a lista de bancos participantes.