| Operação Xavante leva atendimento a povos indígenas em várias regiões de Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou nesta terça-feira, o início da Operação Xavante, que tem o objetivo de levar atendimento médico e medicamentos às comunidades indígenas de Mato Grosso que enfrentam a pandemia do novo coronavírus.
As ações estão divididas em três fases. A primeira começou segunda-feira e vai até dois de agosto em aldeias na região de Aragarças.
Os atendimentos ocorrem na Aldeona e a estimativa é que mil e 800 pessoas sejam atendidas.
Em seguida, de três a nove de agosto, serão atendidos os povos indígenas da região de São Félix do Araguaia e, depois, de 10 a 16 de agosto, as aldeias da região de Água Boa.
Os atendimentos envolvem testes rápidos para diagnóstico da covid-19 e consultas médicas com médicos infectologistas, pediatras e ginecologistas.
A medida ocorre após o aumento de casos de mortes e infecção pelo novo coronavírus nas comunidades indígenas.
De acordo com dados do CIMI, Conselho Indigenista Missionário, até a último final de semana, mais de 13 mil indígenas haviam sido infectados pela covid-19.
Somente o povo Xavante, segundo levantamento divulgado também no último fim de semana, registrava 30 mortes e 313 infectados. Ainda existem outras 10 mortes sob investigação.
A ação e resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Forças Armadas, Secretaria Especial de Saúde Indígena e Governo de Mato Grosso.