| ONG faz vaquinha virtual para comprar alimentos para índios de Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O ECOSS, Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais, e o Museu de História Natural de Mato Grosso tem uma grande relação de amizade e parceria com os povos indígenas, tendo realizado nos últimos dez anos nove Encontros Indígenas, um evento anual do Museu que tem dimensão nacional e reúne diversas etnias indígenas do Estado.
Por conta dessa parceria, os líderes das aldeias São Paulo e São Felipe, da reserva Parabubure, dos Xavante, e a aldeia Pyulaga, do Xingu, entraram em contato com o Instituto ECOSS para denunciar a situação difícil que se encontram devido à falta de alimentos causada pela crise sanitária da Covid-19.
Os indígenas clamam por ajuda para conseguir alimentação para as mais de 100 famílias que moram nas três aldeias.
O índio Amercio, da aldeia São Paulo, faz um apelo por ajuda relatando que o que está acontecendo nas aldeias é uma tragédia, que não estão recebendo auxílio e que precisam de alimentos, pois as crianças já estão desnutridas.
Sonora índio Amercio
O Instituto Ecoss recebeu pedidos também de lideranças indígenas da Aldeia Pyulaga, solicitando polvilho, cestas básicas e itens de higiene, pois há muitos indígenas passando necessidade.
A situação se agravou com o avanço da Covid-19 e o medo dos indígenas de saírem para as cidades para venderem seus artesanatos.
Diante dessa difícil situação, o instituto ECOSS, se mobilizou para arrecadar os alimentos necessários e enviá-los o mais rápido possível para as aldeias.
Foi com esse objetivo que uma vaquinha foi criada, para arrecadar o valor necessário para comprar alimentos para abastecer as aldeias por cerca de dois meses e levá-los até as famílias.
Os itens que serão comprados com o dinheiro arrecadado são: arroz, feijão, polvilho doce, leite em pó, sabão em barra e sabonete.
As doações serão de extrema ajuda e contribuirão para que essas famílias tenham condições básicas para passar por esse momento de adversidade.
A entrega dos alimentos será documentada e compartilhada com os doadores!
Link para fazer doações.
https://www.vakinha.com.br/