| 07 Pesquisa aponta que cuiabanos podem movimentar mais de R$ 269 milhões na Black Friday.mp3 |
Foto da manchete: João Reis/Setasc-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
Uma pesquisa da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, mostra que 38% dos cuiabanos pretendem realizar compras na Black Friday, o que representa um movimento de mais de 176 mil pessoas no comércio e a injeção de mais de 269 milhões de reais na economia local.
Os números confirmam a data como um importante momento de aquecimento de vendas para o varejo de Cuiabá.
Apesar de 79,95% dos entrevistados não terem consumido nada na última Black Friday, uma parcela significativa de 61,54% afirmou esperar as promoções da data para comprar.
A pesquisa, realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá de 15 de outubro a 10 de novembro, mostra que o ticket médio das compras será de mil 529 reais, sendo que 89,04% dos consumidores vão comprar para si mesmos.
Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, a importância da Black Friday tem aumentado junto ao consumidor cuiabano, o que é sempre bom para as vendas. No entanto, segundo ele, 59,72% das pessoas não vão antecipar a compra de Natal, o que mostra que o varejo precisa estar pronto para as duas datas.
Neste ano, a previsão é de que 35,62% dos cuiabanos que vão aderir à data farão compras pela Internet, enquanto 73,97% ainda optam pelas lojas físicas.
Entre os produtos mais citados na intenção de compra estão roupas e calçados, depois eletrodomésticos e celulares e eletrônicos.
Entre as formas de pagamento preferidas, 43,84% citaram cartão de crédito, 20,55% o Pix e 17,12% o cartão de débito.
Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data comercial que ganhou força globalmente e se tornou uma grande oportunidade de vendas impulsionada pela internet.