| OMS_declara_pandemia_de_coronavirus;_118_mil_casos_foram_registrados_em_114_paises__.mp3 |
Sayonara Moreno
A doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus, se tornou uma pandemia.
A situação foi assim declarada pela OMS, Organização Mundial da Saúde, nesta quarta-feira (11), por meio do Diretor Geral da entidade, Tedros Ghebreyesus.
O diretor fez questão de mencionar que a situação de pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça do coronavírus e nem mesmo o que já está sendo feito pelos países e as recomendações já dadas.
Apesar da condição mundial, Tedros Ghebreyesus destaca que é possível fazer as coisas certas e com calma.
Além disso, mencionou, a importância de proteger os cidadãos do mundo e que esta é a primeira vez em que se vê uma pandemia que pode ser controlada.
Também nesta quarta-feira, durante anúncio do aumento de casos confirmados, no Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, classificou a declaração da OMS como “tardia”.
A OMS informou que, desde as primeiras notificações do Covid 19, a recomendação segue a mesma para todos os países, o que inclui: ativação e ampliação dos mecanismos de resposta a emergências; informar profissionais sobre riscos e como se proteger; encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos de Covid19, incluindo rastreamento de todos os contatos; preparar hospitais e proteger e capacitar os profissionais de saúde.
Assim que declarou a situação de pandemia, o Diretor Geral da OMS também fez questão de mencionar que todos os países devem buscar o equilíbrio entre proteger a saúde, minimizar efeitos econômicos e sociais e respeitar os direitos humanos.
A OMS registra, até o momento, mais de 118 mil casos de Covid-19 em 114 países.
O agravamento da doença provocada pelo coronavírus já levou à morte mais de quatro mil pessoas em todo o mundo.
A pandemia ocorre quando uma epidemia atinge grandes proporções, sendo continentais ou até mesmo em todo o planeta, causando mortes.