| Olha o trem! Construção da Ferrovia Ferrogrão só depende do TCU.mp3 |
Jurandir Antônio - Voz: Vinícius Antônio
Já está com o TCU, Tribunal de Contas da União, o projeto de concessão da Ferrogrão, nova ferrovia que vai ligar Sinop, no norte de Mato Grosso a Itaituba, no Pará.
O documento foi protocolado pela ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, na última semana.
Cabe ao TCU, agora, a análise da documentação para a publicação do edital de licitação ainda este ano.
O plano, acompanhado dos estudos técnicos e das minutas de edital e de contrato foi assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, após liberação da diretoria da ANTT.
São esperados investimentos de oito bilhões e 400 milhões de reais no projeto de concessão.
“Hoje, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos, no estado de São Paulo, e de Paranaguá, no Paraná, a mais de dois mil quilômetros da origem. Esse cenário mostra a relevância do projeto dentro do sistema logístico de cargas do país, sendo um diferencial para a sua atratividade junto a potenciais investidores”, disse o ministro, Tarcísio Freitas.
De acordo cor o ministério, a Ferrogrão será uma das vias mais importantes do país e um dos ativos mais aguardados pelos investidores.
Com 933 quilômetros de extensão, a ferrovia terá papel logístico fundamental para o escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja do estado de Mato Grosso, prevendo-se também o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo.
“O empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção”, lembrou o ministério.