OIE deve declarar Mato Grosso zona livre de febre aftosa sem vacinação

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Parte de Mato Grosso, que é membro do Bloco Um do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, recebeu o parecer favorável da Organização Mundial de Saúde Animal, como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Além de Mato Grosso, os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte do Amazonas.   

O anúncio foi feito pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante uma reunião virtual com governadores e secretários de Agricultura dos estados na última quarta-feira.

“A fase mais difícil nós vencemos. Estamos praticamente aprovados. Quero cumprimentar todos vocês pelo esforço", comemorou a ministra.

Em maio, o parecer será avaliado durante a Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal.

Ministra Tereza Cristina

Para o vice-presidente da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, e superintendente do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Paulicéia, este foi um importante passo conquistado pelo setor produtivo do Estado. 

“É com muita satisfação que recebemos a notícia. Mato Grosso está de parabéns!”, disse Chico da Paulicéia. 

Já o presidente do Fesa, Fundo Emergencial de Saúde Animal, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, afirmou que é preciso desenvolver um trabalho eficaz, voltado para a retirada da vacinação, e por isso é preciso maior envolvimento do produtor rural.

“Isso vai tornar a fiscalização e as medidas estratégicas mais eficazes, e assim vamos conseguir atingir o nosso objetivo que é tornar Mato Grosso livre da febre aftosa sem vacinação”, ressaltou o presidente do Fesa.

Um país livre das doenças consideradas graves pela Organização Mundial de Saúde Animal possibilita o aumento da procura pelos produtos que, com segurança alimentar, têm passaporte livre para entrar em todos os mercados. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.