| 05 Observatório da Pesca recebeu pesquisadores em encontro.mp3 |
Foto da manchete: GILBERTO LEITE/ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
A Comissão Especial do Observatório da Pesca ouviu pesquisadores durante a terceira reunião do grupo, realizada na última semana. Os convidados destacaram a falta de dados referentes ao estoque pesqueiro no estado e questionaram a proibição da pesca comercial imposta por lei, que limitou a proibição para a pesca de 12 espécies.
O professor Jerry Penha, do Laboratório de Ecologia e Manejo de Recursos Pesqueiros da UFMT, defendeu que não se faz gestão de pesca sem o pescador, que atualmente está impedido de exercer seu ofício.
O analista ambiental do Ibama Mato Grosso, César Soares, afirmou que dados poderiam ser coletados com o uso de um aplicativo pelos pescadores, diminuindo custos de estudos que seriam realizados sem a participação desses atores.
Coordenador do Observatório da Pesca, o deputado estadual Wilson Santos, afirmou que as observações feitas durante o encontro serão colocadas num relatório. Já ouvimos os lojistas, hoje ouvimos os cientistas, agora vamos ouvir os pescadores, depois vamos ouvir as autoridades ligadas à pesca para produzirmos ao final de seis meses um relatório, completou o parlamentar.
Para o deputado Carlos Avallone, a importância dos trabalhos está no apoio dos pescadores e demais cadeias afetadas enquanto perdurar a proibição da atividade. Ele diz não acreditar que a lei possa ser derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, onde está sendo questionada, antes de três anos e defende a continuação da proibição até uma reavaliação.
Sapicua Rádio News, da Redação ANA ROSA LIMA