| OAB-MT e Defensoria pedem a cassação de Gilberto Cattani por comparar mulheres com vacas.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
A Ordem dos Advogados do Brasil, OAB Mato Grosso, pediu à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, a abertura de processo de cassação contra o deputado estadual Gilberto Cattani, do PL, por quebra de decoro parlamentar após declarações em que ele compara mulheres com vacas.
O requerimento, assinado pela presidente da OAB, Gisela Cardoso, e também pela presidente da Comissão da Mulher, Gláucia Amaral, cita que o bolsonarista cometeu ato de discriminação contra as mulheres e desobedeceu às leis do Estado.
A Ordem recomendou também o afastamento do deputado da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa de Leis, até o fim das investigações.
Sonora Glaucia Amaral
O documento cita pelo menos quatro vezes que o bolsonarista fez falas, teve comportamentos machistas e discriminou as mulheres.
A presidente da Comissão da Mulher da OAB, Gláucia Amaral, encaminhou ainda notícia crime ao Ministério Público para que o caso seja investigado. Cattani pode ser acionado criminalmente pelas declarações.
Ainda nesta quarta-feira, a Defensoria Pública de Mato Grosso também apresentou na Assembleia Legislativa um pedido de investigação contra Gilberto Cattani por declarações contra mulheres.
Tanto o pedido da OAB como o da Defensoria Pública foram recebidos pela presidente em exercício da Assembleia, Janaina Riva, do MDB, durante reunião com a defensora-geral Pública, Maria Luziane Ribeiro de Castro, e com a presidente da Comissão da Mulher da OAB, Glaucia do Amaral.
A própria Janaína já tinha condenado a postura de Cattani. Segundo a deputada, ele "debocha das pautas femininas".
Gilberto Cattani está no segundo mandato e é fiel seguidor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é considerado bolsonarista raiz.