Número de profissionais de enfermagem que morreram de Covid-19 no Brasil é maior que o da Itália

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Dayana Vítor - EBC

Mais de 11 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de todo o Brasil que cuidavam dos doentes da Covid-19, viraram pacientes. Eles estão com suspeita ou confirmação de terem contraído o novo coronavírus e tiveram que ser afastados do trabalho.

 

Infelizmente, 94 já perderam a própria batalha contra a covid 19 e morreram. Os óbitos dos profissionais de enfermagem aqui no Brasil são duas vezes maiores que os dos trabalhadores italianos. Os dados são do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

 

Febre alta, tosse seca, dor de garganta e dificuldade para respirar são os sintomas mais comuns de quem contrai a covid 19. No dia 4 de abril, o enfermeiro do Ceará Ricardo Siqueira começou a sentir os sinais da doença no corpo.

 

O caso de Ricardo foi leve e ele não precisou ficar internado, mesmo assim precisou tomar antibiótico. Sua luta contra a doença durou um mês. Ficou todo esse tempo isolado em um quarto com banheiro. A mulher e os filhos ele via apenas de longe.

 

Para Ricardo, tão ruim quanto ficar distante de quem ama por um mês, foi o preconceito das outras pessoas.

 

Em alguns casos, profissionais de enfermagem como Ricardo, que contraíram a covid 19, tinham doenças pré-existentes e continuavam trabalhando. Outra causa bem comum para a contaminação é a falta de equipamentos de proteção individual, ou a quantidade insuficiente desses itens ou ainda a qualidade dos materiais.

 

A falta de treinamento dos profissionais sobre como manusear de forma correta os equipamentos também leva ao adoecimento, como explica a porta-voz do Comitê Gestor de Crise da Covid 19 do Conselho Federal de Enfermagem, Viviane Camargo.

 

O enfermeiro Ricardo que conheceu a covid 19 tanto do lado de profissional da saúde como de paciente, revela que nunca viu nada igual.

 

Além do adoecimento físico e até a morte, a covid 19 também leva os profissionais da enfermagem a padecerem mentalmente. Para amenizar o sofrimento emocional desses verdadeiros heróis, o site do Conselho Federal de Enfermagem disponibiliza ajuda psicológica. É só acessar o endereço cofen.gov.br

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.