| Novembro registra queda de quase 3% na venda de veículos novos em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O comércio de veículos caiu 2,89% em novembro se comparado ao mês de outubro em Mato Grosso.
Os dados divulgados pela Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, mostram que foram comercializados sete mil 192 veículos no mês, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.
Em outubro foram comercializadas sete mil 406 unidades.
A quantidade de sete mil 192 está 16,36% menor em relação a novembro de 2020, quando foram comercializadas oito mil 599 unidades.
Para a Fenabrave Mato Grosso, os dados refletem a crise no desabastecimento de veículos nas concessionárias.
A falta de componentes eletrônicos, por exemplo, por causa da escassez global de chips, segue sem dar trégua, comprometendo a oferta de produtos nas lojas.
“A procura continua maior do que a demanda. As variações são determinadas pela capacidade de produção da indústria”, explica o diretor-presidente da Fenabrave Mato Grosso, Paulo Boscolo.
Apesar dos impactos, no acumulado do ano, o saldo da venda de veículos novos em Mato Grosso se mantém positivo em relação a 2020.
Foram 87 mil 346 unidades comercializadas em 2012, uma alta de 10,83%.
Entre os veículos com maior procura em Mato Grosso estão as motos, com 32 mil 501 unidades, seguida de automóveis, 25 mil 688 e comerciais leves, com 14 mil 428.
Apesar da pandemia, as fabricantes de implementos rodoviários vêm ampliando a produção, tanto que fecharam novembro com alta de 17,16%.
O total comercializado de janeiro a novembro é de seis mil 568 unidades.
Os licenciamentos de carros de passeio e comerciais fecharam o mês com alta de 11,53%.