Nove casos suspeitos de coronavírus são registrados em seis estados do Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Kariane Costa

Subiu para nove o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. A informação é do Ministério da Saúde, e foi apresentada nesta quarta-feira em coletiva de imprensa.


São Paulo lidera com três casos, seguido por Santa Catarina, com dois. Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e Minas Gerais registraram um caso suspeito cada.

 

O secretário executivo do Ministério da Saúde, José Gabbardo, acredita que a tendência é que as notificações aumentem no Brasil, mas reforçou que ainda não há nenhum caso confirmado no país.

 

“Nenhum deles ainda tem classificação de provável, não temos caso provável. E não temos caso confirmado de coronavírus no Brasil. O Brasil vem fazendo junto à Organização Mundial da Saúde o acompanhamento, então temos participado de reuniões restritas, temos esse treinamento para laboratório acordado, que a gente vai apoiar a Organização Pan-americana de Saúde na próxima semana para capacitar países do Mercosul. Este é o cenário atual”.


A partir desta quinta-feira, o Ministério da Saúde vai divulgar um boletim diário, às 16h, para atualizar a situação epidemiológica no Brasil.


A pasta elevou o grau de alerta em relação à doença.  Antes era de “atenção” e agora é de “perigo iminente” para presença do coronavírus. O terceiro grau é de “emergência”, que será acionado somente se houver contágio de pessoa para pessoa dentro do Brasil.


De acordo com o secretário executivo do Ministério, José Gabbardo, é considerado caso suspeito o paciente que apresenta febre, mais algum sintoma respiratório e um histórico de viagem pra China.


“Na medida em que nós ampliamos o escopo da notificação, ou da definição de casos, passando a considerar todo e qualquer paciente que apresente febre e sintomas respiratórios, e nos últimos 14 dias estava na China, se ele se enquadra nesse caso, é suspeito”.


Como medidas de prevenção, o Ministério da Saúde recomenda observar a higiene, lavar sempre as mãos e, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz.


O Ministério também desaconselha viagens à China.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.