Novas UTIs aéreas vão dar agilidade ao transporte de pacientes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

O Sistema de Saúde de MT ganha, em 2020, um importante reforço no transporte de paciente em situação de emergência das cidades do interior para a capital.

 

Duas aeronaves com equipamentos de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo estão sendo preparadas e vão ampliar a capacidade de socorro a pessoas que necessitem de atendimento médico de urgência.

 

A primeira UTI aérea do Governo do Estado entra em operação até meados de fevereiro e a segunda começa as atividades ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Com a iniciativa, além de aumentar o atendimento e dar mais agilidade no serviço, o Governo vai economizar cerca de cinco milhões de reais com a locação de aviões.

 

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que os recursos utilizados na aquisição dos equipamentos, são oriundos de transação judicial no combate a corrupção e ao crime organizado.

 

Sonora: Gilberto Figueiredo

 

De acordo com Figueiredo, as aeronaves e a tripulação pertencem a frota do Ciopaer – Centro Integrado de Operações Áreas, por isso, estima-se uma redução de mais de 30% nos custos com transporte aéreo de pacientes.

 

Sonora: Gilberto Figueiredo

 

O tenente coronel Flávio Gledson Bezerra, presidente da Comissão de Implantação do Serviço Aeromédico do Ciopaer, enfatiza que o processo de preparação dos aviões está adiantado e a tripulação passa por treinamento para começar as atividades.

 

Sonora: Flávio Gledson Bezerra

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.