Novas doses da vacina pediátrica da Pfizer chegam ao Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ministério da Saúde - reprodução Agência Brasil 

 

Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Chegou, na manhã desta segunda-feira, o terceiro lote de vacinas pediátricas contra covid da Pfizer, voltadas para o público de 5 a 11 anos. A carga desembarcada no aeroporto de Viracopos, em Campinas, estado de São Paulo, contém 1.818.000 doses.

Desde que a vacinação de crianças foi autorizada pela Anvisa, já haviam sido enviados dois milhões e meio de doses do imunizante.

O governo federal espera receber 20 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer até o fim de março. Na última sexta-feira, dia 21, a vacina Coronavac também foi incluída pelo Ministério da Saúde no plano de imunização contra a covid-19 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.

Em Goiás, a vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos começou nesta segunda, com a orientação aos municípios para que utilizem os estoques de CoronaVac, que o estado já possui, para agilizar a imunização dos pequenos.

A Prefeitura de Fortaleza também iniciou nesta segunda-feira a vacinação de crianças de 5 a 11 anos que estão acamadas. A vacinação do público infantil por faixa etária, com comorbidade e deficiência permanente continua simultaneamente no Ceará. Já em Salvador, capital da Bahia, estão sendo vacinadas, nesta segunda, as crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, mas somente com a primeira dose da CoronaVac.

Em Curitiba, capital do Paraná, a partir desta segunda-feira, todas as crianças nascidas em 2011, e também as maiores de 12 anos que ainda não se imunizaram, já podem ser vacinadas contra a covid-19.

Outra cidade que começou a semana vacinando as crianças de 5 a 11 anos foi Rio Branco, no Acre. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a procura ainda está muito baixa, com pouco mais de mil imunizadas, de um total de 49 mil crianças nessa faixa etária.

Em Minas Gerais, estão sendo distribuídas 400 mil doses de Coronavac aos municípios para a vacinação dos pequenos.

Em São Paulo, de acordo com a Secretaria de Saúde, após ter vacinado mais de cem mil crianças no último sábado, entre 5 e 11 anos, a meta é imunizar, nas próximas três semanas, todas as 4,3 milhões dessa faixa etária com a dose inicial. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de 250 mil crianças por dia. Quem tem 5 anos só pode receber o imunizante da Pfizer, as mais velhas têm a opção de receber a Coronavac.

Na cidade do Rio de Janeiro, a imunização para meninas e meninos com 11 anos segue até esta terça-feira. A partir de quarta, o calendário avança para as crianças de 10 anos ou mais. Crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades podem se vacinar, independentemente da idade que consta no calendário.

Lembrando que, tanto para a imunização das crianças com a vacina da Pfizer como a CoronaVac, é necessário o acompanhamento de pai, mãe ou responsável. É preciso estar atento para o intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a covid-19 e as demais vacinas do calendário infantil de imunização.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.