Nova direção do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso terá a missão de realizar as eleições municipais de 2020

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, TRE de Mato Grosso, elegeu o desembargador Gilberto Giraldelli como novo presidente da Corte Eleitoral para o biênio 2019/2021.

Na função de vice-presidente foi escolhido o desembargador Sebastião Barbosa Farias, que também desempenhará a função de corregedor regional eleitoral. 

 

A nova gestão terá muitos desafios, entre eles, concluir o cadastramento biométrico no Estado, já que em 81 municípios os trabalhos nem começaram, e realizar a eleição municipal de 2020 quando serão eleitos prefeitos e vereadores nas 141 cidades mato-grossenses. 

 

Outra missão será estruturar a Justiça Eleitoral para atender a nova realidade criada pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal, STF, que reconheceu a competência da Justiça Eleitoral para julgar os crimes comuns vinculados aos crimes eleitorais. 

 

Segundo Giraldelli a revisão biométrica do eleitorado será prioridade. O trabalho vai ficar a cargo da Corregedoria Regional Eleitoral. Em números absolutos, o cadastramento biométrico já contemplou 69% do eleitorado mato-grossense.

 

O novo presidente do TRE disse ainda que uma eleição suplementar para o Senado, caso a juíza aposentada Selma Arruda não consiga reverter sua cassação no Tribunal Superior Eleitoral, vai custar cerca de 11 milhões de reais.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.