No topo da violência. Só neste ano, Mato Grosso já registrou 51 feminicídios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Joédson Alves/Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Mato Grosso atingiu a marca de 51 feminicídios em 2025, superando o total registrado em todo o ano anterior, 47 casos.

Em 2024, o estado já figurava pelo segundo ano consecutivo na liderança no ranking nacional de assassinatos de mulheres por motivação de gênero.

O estado tem registrado uma média alarmante de mais de uma morte por semana, considerando que o ano está na 48ª semana.

O 51º caso investigado aconteceu na madrugada do último domingo, em Sinop, onde Gislaine Ferreira da Silva, de 33 anos, foi morta a facadas pelo companheiro depois de uma discussão.

O caso anterior, de número 50, foi registrado na última sexta-feira, em Guarantã do Norte, onde Júlia Barbieri, de 22 anos, foi morta, pelo companheiro, que suicidou em seguida.

Diante desse quadro, os deputados estaduais Janaina Riva, do MDB, e Gilberto Cattani, do PL, criticaram o aumento da violência e lamentaram a ineficácia das políticas atuais, exigindo uma mudança de abordagem.

Janaina afirmou que Mato Grosso está vivendo em um "estado de exceção" e cobrou medidas excepcionais e maior capacitação das forças de segurança.

Já o deputado Cattani afirmou que todas as políticas feitas até agora não deram certo. Os números mostram que não deram certo. Alguma coisa está errada, nós estamos errando em algum lugar, lamentou o parlamentar.