No primeiro semestre de 2019, 44 pessoas morreram na BR-163 em Mato Grosso.mp3 |
Da redação: Vinícius Antônio
Segundo dados da operadora Rota do Oeste, somente nos primeiros seis meses deste ano, 44 pessoas morreram vítimas de acidentes registrados na BR-163 no trecho entre Itiquira e Sinop.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a concessionária informou que houve uma queda de 23% no número de mortes registradas na rodovia. Em 2018, 57 óbitos foram registrados no primeiro semestre neste mesmo trecho, que compreende 850 quilômetros.
Embora menor que no ano anterior, o número de acidentes registrados de janeiro a junho de 2019 ainda é alarmante, chega a 565, enquanto no mesmo período de 2018, aconteceram 602 ocorrências.
A Rota do Oeste informou também, que os veículos que mais se envolveram em acidentes com vítimas foram as motocicletas que aparecem em 54,5% dos casos.
Os automóveis ficam em segundo lugar, com 34,3% das ocorrências registradas. Já os veículos de carga, caminhões e carretas, somam o total de 23,5% de envolvimento.
Wilson Ferreira, gerente de Operações da Rota do Oeste, afirma que os dados são positivos e demonstram que a atenção e a cautela dos motoristas tem aumentado.
Ele ainda citou, como fatores que favorecem a queda no número de mortes, a fiscalização permanente realizada pela PRF, Polícia Rodoviária Federal, a manutenção do trecho sob concessão. Além da oferta de socorro imediato a quem se envolve em acidentes pelas 18 ambulâncias da concessionária a disposição.
Voz: Vinícius Antônio