| No “Junho Laranja”, o banco de sangue do Estado destaca importância da doação para tratamento de anemia e leucemia.mp3 |
Vinícius Antônio
O MT Hemocentro, banco de sangue público estadual, destaca neste mês de junho a importância de doação de sangue e de seus componentes para o tratamento de pessoas com anemia e leucemia.
O chamado Junho Laranja é considerado o mês voltado para a conscientização da população sobre as doenças ligadas ao sangue, que se referem aos distúrbios dos componentes sanguíneos, podendo ser hereditárias ou adquiridas.
O tratamento das doenças do sangue é realizado por médico hematologista, junto com uma equipe multidisciplinar, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela. Mas o componente principal para o tratamento dos pacientes é o sangue e seus derivados, o que somente pode ser obtido por meio de doação voluntária de sangue e por aférese.
O serviço ambulatorial que atende aos pacientes funciona no MT Hemocentro, com sede em Cuiabá, na Rua 13 de Junho, n º 1.055, bairro Centro Norte. Na unidade especializada, são realizados também os serviços de coleta de doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea.
O MT Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã às cinco horas da tarde, e o telefone para contato, informações e agendamentos é o (65) 3623-0044.