| Mutirões de conciliação movimentaram quase R$ 80 mi e resolveram cerca de 2.500 processos.mp3 |
Foto da manchete: Radioagência TRT
Por Zequias Nobre– TRT FM
Oito mutirões para tentativa de acordo em processos judiciais foram realizados pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso nos últimos dois anos. As conciliações resultaram no pagamento de quase oitenta milhões de reais. Foram mais de 2.400 ações trabalhistas solucionadas no período.
Por conta da pandemia, as audiências ocorreram, em sua quase totalidade, por videoconferência. Para a juíza Leda Borges, coordenadora do Cejuscs de primeiro grau do TRT, os mutirões facilitaram os acordos por colocar empregados e trabalhadores em mesa de negociação.
“A conciliação é a melhor forma de resolver um processo, pois é quando as partes tomam para si, novamente, as rédeas do conflito que elas trouxeram para o judiciário e ai elas participam da construção da sua solução.”
“As maratonas de conciliação ocorreram tanto de forma regional, por iniciativa do próprio TRT de Mato Grosso, como também no contexto das campanhas nacionais, promovidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Conselho Nacional De Justiça.