Mutirão de documentação do INSS leva atendimento previdenciário a comunidades tradicionais do Xingu

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom/INSS

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

 O acesso aos direitos previdenciários nas comunidades tradicionais é uma realidade crescente graças às ações móveis do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, que tem intensificado sua presença em territórios indígenas e ribeirinhos.

A estratégia leva serviços essenciais diretamente às populações que historicamente enfrentam barreiras geográficas e culturais para acessar seus direitos.

Na última semana, o Instituto participou do Mutirão de Documentação – Polo Pavuru Xingu, realizado entre os dias 29 de setembro e três de outubro.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Feliz Natal e a Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

O INSS foi representado pelo gerente-executivo em Sinop, Tarcísio dos Passos, e pelo servidor Paulino Júnior.

A equipe prestou atendimento com informações e orientações previdenciárias, concessão de benefícios, emissão de senhas Gov.br e extratos previdenciários.

A ação registrou 72 atendimentos à população indígena e ribeirinha, resultando em 17 concessões de benefícios.

Na ocasião, Tarcísio dos Passos. Lembrou que o INSS tem a missão de estar próximo do cidadão, especialmente daquelas comunidades que mais precisam de atenção.

Ele disse ainda que foi uma experiência extraordinária participar do mutirão, além disso reafirmar o papel do Instituto de garantir inclusão e assegurar que os povos indígenas e ribeirinhos também tenham acesso aos seus direitos.