| Mulheres vítimas de violência poderão fazer denúncia no TRT de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: TRTMT
Por Sinara Alvares | Radioagência TRT-MT
Denúncias de casos de violência contra mulher que tenham ocorrido fora do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso também poderão ser protocoladas na Ouvidoria da Mulher do TRT. Após o atendimento, a pessoa vai procurar a Delegacia da Mulher para acompanhar o andamento, sem precisar fazer um novo relato da situação.
A ação é possível, graças a uma parceria entre Justiça do Trabalho em Mato Grosso e a Delegacia Especializada da Mulher.
A ouvidora da mulher do TRT, desembargadora Beatriz Theodoro, disse que a ideia da parceria surgiu após o tribunal passar a ser procurado por mulheres para denunciar casos de violência. Isso ocorreu após o órgão inaugurar a Ouvidoria da Mulher, em outubro deste ano.
“Todas aqueles que vierem ao Tribunal, nós vamos colher as informações e encaminha-las à delegacia. Naqueles casos em que houve vítima de fato, mulheres com agressão ou lesão corporal, nós temos a possibilidade que seja encaminhado, ao tribunal, um agente para que encaminhe a vítima para o exame de copo de delito”.
O presidente do TRT, desembargador Paulo Barrionuevo, falou sobre a importância da criação do espaço destinado à mulher.
“A instalação da Ouvidoria da Mulher já foi um marco para o Tribunal e agora, ampliando as nossas possibilidades de atendimento, nos deixa muito feliz.”
Delegada titular da Delegacia da Mulher, Jozirlethe Criveletto destaca que a assinatura do termo de cooperação faz parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Ela ressalta a importância da inciativa do TRT de Mato Grosso:
“É um grande passo e também uma grande alegria saber da intenção do Tribunal Regional do Trabalho em não só permitir que esse espaço pudesse atender os funcionários que estão aqui dentro, mas atender a população externa”.
A Ouvidoria da Mulher, do Tribunal Regional do Trabalho, funciona na sede do TRT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.