Mulheres realizam manifesto.mp3 |
A Frente Mulheres na Luta realiza, no dia oito de março, dia Internacional da Mulher, na praça Alencastro, centro histórico de Cuiabá, um ato político para marcar a data.
O evento começa às três da tarde e vai contar apresentação de artistas regionais, manifestações culturais e políticas.
O ato vai homenagear também a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018. O crime ainda está sem solução às vésperas de completar 1 ano.
A iniciativa da Frente, que congrega mulheres de coletivos feministas, representantes de sindicatos e de partidos políticos e independentes, atende a convocação da Greve Internacional de Mulheres.
O movimento busca combater as violências contra as mulheres desde psicológica até o feminicídio, além de garantir direitos trabalhistas, previdenciários e reprodutivos.
As organizadoras denunciam ainda o risco que ações recentes do governo federal que ameaçam a vida das mulheres.
O manifesto elaborado pela Frente Mulheres na Luta, lembra que a facilitação da posse de armas em um país que a casa é o ambiente mais perigoso para o gênero feminino, já que em 61% dos casos, o agressor é conhecido da vítima, geralmente companheiros e ex-companheiros – aumenta as chances do assassinato de mulheres pelo simples fato de serem mulheres.
O ato político vai contemplar a luta de todas as mulheres, especialmente as trabalhadoras, as periféricas, as negras, as mulheres do campo, as lésbicas, as bissexuais e as mulheres trans, as indígenas, as quilombolas, as refugiadas e as migrantes.