Mulheres brasileiras trabalham o dobro do tempo dos homens nas tarefas domésticas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

 Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
As mulheres dedicam quase o dobro do tempo que os homens a tarefas da casa e cuidados com crianças e idosos.

 

Enquanto elas levam, em média, 21 horas por semana cozinhando, limpando, lavando roupa, cuidando dos filhos, entre outras atividades, o tempo gasto por homens com afazeres domésticos é em torno de 11 horas.

 

A diferença de 10 horas semanais de trabalho doméstico entre homens e mulheres se repete pelo terceiro ano seguido, indicando um problema estrutural.

A pesquisa do IBGE mostra que a dedicação ao trabalho em casa e cuidando de pessoas é ainda maior entre mulheres negras, em média duas horas semanais a mais que mulheres brancas.

A pesquisa alerta que o tempo gasto com as tarefas domésticas impacta diretamente a presença das mulheres no mercado formal de trabalho, já que precisam conciliar o trabalho remunerado e o não remunerado.

Em 2019, um terço delas trabalhava fora de casa em tempo parcial, contra apenas um sexto dos homens.

Das sete atividades pesquisadas em afazeres domésticos, a mulher foi maioria em seis.

Cozinhar foi a tarefa com a maior diferença entre os sexos, com incidência de 95,5% entre as mulheres e 60,8% entre os homens.

A presença masculina foi maior apenas em “fazer pequenos reparos na casa”, 59,2% entre eles e 30,6% entre elas.

Os próximos estudos sobre o tema, porém, devem apresentar uma disparidade ainda mais gritante devido à pandemia, quando a sobrecarga de dupla ou tripla jornada ficou escancarada e mais difícil de ser mantida.

 

Segundo especialistas, os impactos da pandemia estão sendo mais agressivos para as mulheres, que sofrem ainda mais com problemas que vão desde o aumento da violência doméstica à falta de trabalho, uma vez que foram cortados muitos cargos que exigem pouca qualificação ou no comércio e serviço, onde elas têm mais presença.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.