MT vive pior momento da pandemia, com um aumento de 30% nas mortes, alerta Lúdio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral, do PT, alertou que os indicadores da covid-19 em Mato Grosso devem piorar ainda mais nas próximas semanas, seguindo a tendência das duas últimas semanas, que foram as piores de toda a pandemia.

 

Lúdio afirmou que vivemos o pior momento da pandemia, com o caos no sistema de saúde, principalmente em função da variante amazônica do vírus, que é mais contagiosa, mais letal, produz quadros clínicos mais graves e pode reinfectar quem já teve covid.

“A pandemia piora a cada semana. A semana passada foi a pior e, de lá pra cá, houve aumento de 30% no número de casos e óbitos. E essa tendência se mantém”, lamentou o deputado.

 

Desde 22 de janeiro, Lúdio vem recomendando ao governador Mauro Mendes a adoção de quarentena por pelo menos duas semanas em todo Mato Grosso para conter a transmissão do vírus.

 

Lúdio lembrou que o isolamento social é a única forma de conter a transmissão do vírus, enquanto não temos vacinas em quantidade suficiente para imunizar a população. Isso evitaria um agravamento ainda maior da situação atual, com sistema de saúde colapsado e fila de espera por leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva.

“Com o sistema de saúde em colapso de leitos de UTI, o cansaço das equipes de saúde, e com sinais de que podem faltar insumos importantes para o atendimento a casos graves, a realidade exige que se decrete quarentena em todo Mato Grosso e que seja acelerada a vacinação da população”, cobrou Lúdio.

 

Pela proposta do petista, a quarentena deve restringir as atividades não essenciais e permitir que os serviços essenciais funcionem sem restrição de horário.

 

“Além disso, o Estado precisa dar proteção econômica aos trabalhadores e aos setores econômicos mais vulneráveis”, destacou Lúdio Cabral.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.