MT tem mais de 24 mil pessoas na fila por cirurgias eletivas. Quase 10 mil em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Com o avanço do ritmo de vacinação e a redução do número de internações por Covid-19, os hospitais públicos do estado retomam as cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas. 

Na fila, há casos de pacientes que esperam pela operação desde antes da pandemia e que começam a ser chamados.

As cirurgias ortopédicas eletivas, aquelas não consideradas de urgência, estão suspensas em Cuiabá, já que o Hospital São Benedito, onde essas operações são feitas, ainda tem muitos pacientes com Covid-19.

Em outras especialidades, o município afirma que já vai começar a retomar, aos poucos, o mesmo número de cirurgias que eram realizadas antes da pandemia.

Neste ano, entre fevereiro e maio, foram feitas mil 987 cirurgias eletivas em Cuiabá, cerca de mil procedimentos a menos que no mesmo período de 2019, quando não havia a pandemia.

A intenção de normalizar o atendimento é a mesma nas secretarias de saúde de vários municípios. 

De acordo com o sistema estadual de regulação, Mato Grosso tem 24 mil 943 pessoas à espera de cirurgia. Só em Cuiabá são nove mil 670 na fila aguardando por uma cirurgia eletiva.  

As secretarias de saúde dos municípios e do governo do estado garantem que já começaram a convocar esses pacientes que precisam ser operados.

Em Cuiabá, a Secretaria de Saúde aderiu a um projeto do governo federal que prevê a remessa de verbas para o município dar conta das cirurgias eletivas.

Algumas especialidades foram apontadas como prioritárias, como explica a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Luzinete Siqueira Rosa.

"Nós vamos tratar cirurgias oftalmológicas, onde pretendemos dar uma corrida em relação a isso, as vasectomias e alguns casos de cardiologia", destacou a diretora.

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande afirma que um convênio com o governo do estado vai garantir recursos para realizar cirurgias eletivas em todas as especialidades médicas.

Por enquanto, a prioridade são as cirurgias ortopédicas, feitas com recursos do próprio município. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.