| MT já fiscalizou 4800 alertas de desmatamento em 2020 e aplicou mais de 800 milhões em multas.mp3 |
Vinícius Antônio
Os órgãos de fiscalização ambiental do Estado de Mato Grosso já atuaram em quatro mil e 800 alertas de desmatamento desde a implementação do Sistema de Monitoramento da Cobertura Vegetal, criado em setembro de 2019.
Com o auxílio da ferramenta, os órgãos estaduais aplicaram, desde janeiro de 2020, mais de 805 milhões de reais em multas por crimes contra a flora.
Também neste ano, nove mil e 13 mensagens foram enviadas a proprietários rurais ou responsáveis técnicos alertando sobre as atividades de alteração na cobertura vegetal, seja por desmatamento ou exploração florestal, na propriedade.
As multas aplicadas incluem desmatamento e exploração florestal ilegais, além outras constatações feitas pelas equipes de campo como, por exemplo, ausência de licenças e autorizações, uso do fogo, degradação para conversão de solo, comércio e transporte irregular de madeira, dentre outros.
As autuações foram realizadas pelas equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar.
O Sistema de Monitoramento da Cobertura Vegetal utiliza 120 satélites que diariamente captam imagens do Estado.
Os alertas emitidos pela plataforma são semanais e permitem detectar desmates a partir de um hectare e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida e precisa.