MT é o estado brasileiro que tem a maior taxa de população trabalhando

Áudio

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Um levantamento feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelou que Mato Grosso é o estado que possui a maior taxa de população em idade para trabalhar, exercendo alguma atividade remunerada, de todo o país.

 

De acordo com o índice, que avaliou o último trimestre de 2020, o número em território mato-grossense é de 57,3% dos habitantes.


A metodologia do levantamento realizado pelo órgão, consiste no cálculo da proporção de pessoas exercendo alguma atividade dentro da população em idade de trabalhar, que é de 14 anos ou mais.

A média nacional dessa porcentagem é de 47,1% e no Centro-Oeste é de 53,1%, o que coloca Mato Grosso não apenas acima da média nacional e estadual, mas também como o estado com a maior taxa do Brasil.

“Os municípios mais fortes no agronegócio conseguem manter sua atividade econômica. O que o Estado produz acaba gerando a industrialização e uma série de outros serviços, como manutenção de máquinas e equipamentos e compra de insumos. Ações que contribuem para movimentar a economia estadual”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda.

Para o secretário, as ações do Governo de Mato Grosso propiciaram boa parte dos dados positivos para o Estado, uma vez que obras de infraestrutura e também na saúde contribuíram para a manutenção de empregos e novas contratações.

Mato Grosso é, também,  o segundo estado com a menor taxa de desemprego, com 9,9%, atrás somente de Santa Catarina, com 6,6%, de acordo com o IBGE. No país, a taxa de desemprego ficou em 14,6%.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.