| MT dá a largada para a construção da primeira ferrovia estadual na segunda-feira.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes assina, na próxima segunda-feira, 20 de setembro, o contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.
A assinatura vai acontecer em três atos distintos: em Cuiabá será às nove e meia da manhã, no Centro de Eventos do Pantanal.
Depois, Mendes segue para Nova Mutum, onde assina o contrato, às três horas da tarde, no Centro de Eventos Casarin.
Por último o governador vai a Lucas do Rio Verde, para participar do ato de assinatura do documento, que acontece as seis horas da tarde, no Parque de Exposições Roberto Munaretto.
Os três eventos vão contar com a presença dos senadores, deputados federais, deputados estaduais, secretários de Estado, representantes da Rumo Logística, prefeitos e autoridades dos municípios que serão cortados pela ferrovia.
A assinatura do contrato autoriza a empresa a iniciar a construção de 730 quilômetros de trilhos que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá e Nova Mutum.
O projeto prevê investimento de mais de 11 bilhões de reais para a implantação da ferrovia estadual.
Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.
A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá fique pronto e em funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.