| MT bate recorde de apreensão de drogas em 2021.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mais de trinta e uma toneladas de drogas foram apreendidas pelas forças de segurança durante o ano de 2021.
O aumento recorde é de 73% comparado ao ano de 2020, com a apreensão de 18 toneladas de entorpecentes.
Dos últimos cinco anos, este é o maior volume de drogas já retido pelas forças de segurança e demonstra uma crescente desde então. Se comparado com 2017, quando 11,6 toneladas de entorpecentes foram apreendidas, o crescimento é de 167%.
A Polícia Civil produziu no ano passado quase dois mil e 500 inquéritos policiais na investigação de tráfico de drogas, um aumento de 32%, na atuação direta dessa área de repressão qualificada.
Dentro desse trabalho investigativo, a instituição planejou e executou 190 operações policiais específicas, 70 delas envolvendo associações criminosas e outras 48 de combate a organizações criminosas.
A atuação do Grupo Especial de Segurança na Fronteira, o Gefron, ao longo dos 900 quilômetros de limite, entre áreas alagadas e secas, de Mato Grosso com a Bolívia, fortalece o combate ao tráfico internacional de drogas.
Em 2021, o Gefron realizou a maior apreensão de cocaína desde sua criação. O caso ocorreu em setembro, quando 999 tabletes de substância análoga à cocaína, totalizando mil e 64 quilos de entorpecentes, foram encontradas em um fundo falso de um caminhão.