Movimento nos aeroportos de Mato Grosso cresce. Mais de 600 mil passageiros passaram pelos terminais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

O fluxo de passageiros nos aeroportos de Mato Grosso de janeiro a abril deste ano é 9,45% superior ao registrado no mesmo período em 2019, antes da pandemia.

Ao todo, circularam 636 mil 811 passageiros em 2023 contra 581 mil 808 em 2019.

Já em relação a 2022, no primeiro quadrimestre circularam quase 577 mil passageiros nos aeroportos de Alta Floresta, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Rondonópolis e Várzea Grande, o equivalente a um aumento de 10,37%.

As informações são da Anac, Agência Nacional de Aviação Comercial.

Somente no mês de abril deste ano passaram 147 mil 895 passageiros em Mato Grosso.

Cerca de 16,5% dos voos que aterrissam em Mato Grosso ou com origem do Estado são de Guarulhos, seguido por Congonhas com 9,11%, ambos em São Paulo, e depois Brasília com 8,48%.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os números confirmam a retomada das viagens pelos brasileiros, a pujança econômica do Estado, fazendo com que os mato-grossenses viajem mais e turistas venham para o Estado, seja para negócios ou para o lazer.

Além disso, há a expectativa da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, que deverá aumentar ainda mais o fluxo de passageiros no terminal.

Contudo, para isso, ainda depende da conclusão das obras de reforma que são exclusivamente tocadas pela empresa administradora do aeroporto.