Movimento liderado por Botelho garantiu R$ 120 milhões para ampliação e construção de creches

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Vanderson Ferraz (ALMT) 

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A falta de creche para as crianças é um drama vivido por milhares de famílias em todo Mato Grosso.

Mas graças a uma ação concreta do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, esse problema começa a ser enfrentado.

Com a implementação de uma Lei Estadual de 2024, foi garantido um investimento histórico de 120 milhões de reais para a educação infantil entre 2025 e 2027, com 40 milhões de reais anuais destinados à construção, ampliação e manutenção de creches em Mato Grosso.

Botelho explicou que o objetivo do projeto é fortalecer a educação infantil, priorizando as crianças de zero a seis anos. “Esses recursos são essenciais para reduzir desigualdades e criar oportunidades para as famílias que mais precisam”, reforçou o parlamentar.

Já o articulador do Programa Creche para Todas as Crianças da Fundação Abrinq, Natalício Menezes, ressaltou a importância desse investimento, lembrando que além de garantir educação, as creches protegem as crianças contra possíveis violações de direitos, oferecem boa alimentação e ajudam a evitar problemas futuros como a distorção idade-série.

“Essa ação é essencial para as famílias mato-grossenses”, destacou Natalício.

Botelho liderou um intenso trabalho de articulação com o governo do Estado e instituições como o Tribunal de Contas do Estado, e o Tribunal de Justiça, e toda equipe técnica ligada ao Gaepe, Grupo de Apoio à Educação e à Primeira Infância.

 Foram mobilizados recursos por meio de emendas parlamentares e negociações orçamentárias, superando desafios para tornar o projeto realidade.

Segundo o conselheiro do TCE, Antônio Joaquim, a liderança do deputado Eduardo Botelho, foi decisiva para garantir esses recursos e reduzir o déficit de vagas, que ainda impacta cerca de 14 mil crianças em Mato Grosso.