Mourão relata dificuldade para monitorar desmatamento na Amazônia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Anna Luisa Praser

Durante encontro online promovido pela FSB Comunicações, para debater dificuldades enfrentadas pelo Brasil nas políticas para a Amazônia, o vice-presidente José Hamilton Mourão disse haver uma dificuldade para fazer um monitoramento efetivo do desmatamento florestal nessa área.

 

A videoconferência também contou com a participação do ex-ministro da Defesa e relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo.

 

Durante o debate, Mourão defendeu a regulamentação da mineração em terras indígenas. Ele destacou que não há avanços sobre esse tema há 32 anos.

 

Sobre as queimadas na Amazônia, que aumentaram em quase 30% em julho, Mourão argumentou que é um processo cultural de agricultores que trabalham a terra de forma rudimentar, somado à seca.

 

Ele também destacou a dificuldade de combater incêndios criminosos, mas ressaltou que as ações que estão sendo promovidas, como a Verde Brasil na Amazônia, o apoio de militares aos órgãos de fiscalização, e as parcerias com estados e municípios, serão fundamentais para manter as queimadas dentro dos valores abaixo da média histórica - em torno de 3 a 4 mil focos de calor por mês.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.