04 Moradores de Mato Grosso têm reajuste de energia próximo a zero em 2025.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação Energisa MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, homologou nesta terça-feira, o reajuste tarifário anual da energia para Mato Grosso.
A tarifa para clientes de baixa tensão, que engloba 99,5% das classes de consumo do estado, vai ter correção média próxima a zero: 0,34%.
O reajuste passa a valer a partir da próxima terça-feira, oito de abril.
Para clientes do Grupo B residencial, a tarifa de energia elétrica terá acréscimo ainda menor: 0,23%, acumulando um percentual negativo nos últimos dois anos.
Para o Grupo A, que compreende os consumidores da média e alta tensão, o reajuste médio será de 5,42% em 2025.
Atualmente, Mato Grosso tem quase um milhão e 700 mil consumidores de energia.
Mesmo com o cenário controlado das tarifas, o estado alcançou o maior investimento per capita do país em 2025 para distribuição de energia.
A Energisa está aplicando um bilhão e 700 milhões de reais no estado só em 2025, com foco no fortalecimento e na expansão das redes no interior, principalmente em áreas rurais.