Ministro dos Transportes quer usar modelo mato-grossense para rodovias federais com problemas em conceções

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Foto da manchete: Secom-MT

Por Vinícius Antônio

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O ministro dos Transportes do Governo Lula, Renan Filho, quer usar Mato Grosso como exemplo.

Ele estuda utilizar a mesma fórmula adotada pelo Estado para resolver o problema da BR-163, entre Cuiabá e Sinop, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Segundo informações, o governo federal começou a analisar algumas alternativas para destravar a relicitação de rodovias e aeroportos cujas concessões estão em processo de devolução ao poder público.

Mato Grosso se tornou referência nacional ao propor o modelo inovador de transferência do controle da BR-163 da Rota do Oeste para o Governo do Estado, por meio da MT Participações e Projetos, sociedade de economia mista.

Dos mais de 800 quilômetros de rodovia que ligam Mato Grosso de Norte a Sul, a Concessionária Rota do Oeste, que detinha o controle da BR-163 desde 2013, se comprometeu em duplicar 450 quilômetros de estrada. No entanto, só entregou 120.

A via passou, então, a ser conhecida como a “rodovia da morte”, em função do grande número de acidentes que acontecem diariamente no trecho.

A proposta recebeu aval do Tribunal de Contas da União e aguarda acordo de renegociação das dívidas da concessionária junto às instituições financeiras para ser selado definitivamente pelo governo.

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