Ministro do STF suspende trechos da LRF e LDO para que governos enfrentem Covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Lucas Pordeus León - EBC

Algumas exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Diretrizes Orçamentárias foram suspensas para que os governos possam investir em programas de enfrentamento aos efeitos da pandemia do Coronavírus.

 

A liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendeu a um pedido da presidência da República. Com isso, artigos das leis fiscal e orçamentária perdem a validade enquanto durar o estado de calamidade pública.

 

A liminar vale para todos os estados e municípios que também decretarem o estado de calamidade. Entre as exigências suspensas, está a norma que obriga o governo a indicar de que modo pretende bancar o aumento de despesas.

 

Na decisão, Alexandre de Moraes destacou que a medida não contraria o equilíbrio orçamentário porque os gastos que serão realizados não são frutoS de oportunismo político ou improviso nas finanças públicas, mas sim gastos destinados a proteção da vida, saúde e da própria subsistência dos brasileiros. Moraes destacou que a liminar só é válida para as medidas de enfrentamento à pandemia.

 

Ainda no despacho, o ministro do Supremo justificou a suspensão dos controles orçamentários destacando que a Covid-19 é uma ameaça real e iminente com consequências desastrosas para a população caso não sejam adotadas medidas de efeito imediato.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.