Ministro da Infraestrutura visita Mato Grosso e garante ferrovia em Água Boa e Cuiabá.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou Mato Grosso na sexta-feira.
Acompanhado pelo governador Mauro Mendes, e outras lideranças políticas de Mato Grosso, o ministro conheceu o Terminal Ferroviário da América Latina, em Rondonópolis.
A ferrovia chegou em Alto Garças, Itiquira e Rondonópolis e pelo projeto deve ser prolongada por 200 quilômetros para chegar à Cuiabá e melhorar o escoamento da produção agrícola, principalmente da região norte do estado.
Tarciso Gomes afirmou que o Governo Federal está avaliando a possibilidade de estender o traçado da Ferrovia Senador Vicente Vuolo,a Ferronorte, até Cuiabá.
“Muitas coisas estão sendo planejadas. Mas a prioridade do governo é a conclusão das obras paradas, antes de iniciar novos projetos, enfatizou o ministro.
De Rondonópolis, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas seguiu para Água Boa, na região do Araguaia, onde aconteceu uma audiência pública para debater as obras de infraestrutura das rodovias federais e estaduais do trecho de 383 quilômetros da Ferrovia da Integração Centro-Oeste, a Fico.
Em relação ao transporte ferroviário, o ministro da Infraestrutura explicou que os investimentos por parte do governo federal para Mato Grosso é uma prioridade devido o potencial existente.
A gente vai construir a Ferrovia de Integração Centro Oeste e o contrato da obra deve ser assinado ainda este ano, garantiu o ministro.
A Fico começa na Ferrovia Norte-Sul em Campinorte, Goiás, e vai até Água Boa, em Mato Grosso.
A malha ferroviária vai escoar a produção de grãos para os portos de Santos, em São Paulo, Itaqui, no Maranhão, e, no futuro, Vila do Conde, no Pará.
Já o governador Mauro Mendes, que acompanhou o ministro na viagem a Rondonópolis e Água Boa, confirmou a chegada da ferrovia a Cuiabá, com um planejamento de extensão de mais 600 quilômetros rumo aos municípios de Lucas do Rio de Verde e Sinop.