| Ministro avalia como positiva construção de ferrovia estadual em MT.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano – Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, avaliou a construção da ferrovia estadual em Mato Grosso.
Para ele, trata-se de um marco no desenvolvimento econômico de Mato Grosso, crucial para a ampliação da malha viária brasileira. Além disso, o ministro afirmou que a ação deverá servir de exemplo para outros estados.
Freitas destacou a importância das iniciativas estaduais frente às dificuldades que, segundo ele, o Governo Federal tem enfrentado para destravar legislações federais.
O ministro disse que a extensão que está sendo promovida pelo Governo de Mato Grosso é muito bem-vinda, porque aumenta a área de influência da ferrovia, permite buscar cargas mais longe, vai aumentar a quantidade de tonelada quilômetro útil dentro da ferrovia.
Tarcísio pontuou afirmando não ver nenhum tipo de desconexão com a política nacional ferroviária,
A ferrovia estadual, que foi anunciada pelo governo na segunda, vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional.
Vão ser 700 quilômetros de extensão, a serem construídos pela empresa que sair vencedora do edital.
A escolha do modelo privado de exploração, foi justificado pelo Estado, que alega que nesse formato o governo faz a chamada pública e as empresas se habilitam a participar de seleção para fazer os investimentos, por sua conta e risco.
A empresa vencedora deve aplicar cerca de 12 bilhões de reais no modal.